Marcas de revisão

O Microsoft Word possui uma ferramenta simples e prática que destaca no texto original as marcas de revisão e permite ao autor aceitar ou rejeitar as alterações feitas pelo revisor.
 
Caso você use o Word 2003, para usar as ferramentas de revisão basta clicar no menu “Exibir”, clicar na opção “Barra de ferramentas” e selecionar a barra de “Revisão”. Caso você use o Word 2007, as ferramentas aqui descritas estão no menu “Revisão”.
 
Caso você queira alterar algo no texto de modo que essa alteração apareça marcada, basta selecionar a opção “controlar alterações” na barra de revisão. Caso você não queira que as suas alterações apareçam marcadas, basta desselecionar o botão “controlar alterações”.
 
Para visualizar no texto as marcas de revisão, você deve selecionar, na barra de revisão, a opção “mostrar marcação na exibição final”. Para visualizar o texto original (sem as alterações), selecione a opção “original”. Para visualizar o modo como o texto ficará depois de revisado, basta selecionar a opção “final”.
 
É possível configurar o modo de visualização das alterações no texto: basta selecionar, na barra de revisão, o botão “opções”. Em geral, adota-se como padrão exibir as alterações feitas ao longo do texto com a cor da fonte modificada. Além disso, por padrão as inserções deverão estar sublinhadas e as exclusões riscadas.
 
Caso você não concorde com alguma das alterações, poderá rejeitá-la clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a marca (isto é, em cima do texto sublinhado ou riscado) e, em seguida, clicar no botão “rejeitar” da barra de revisão. Ou, simplesmente, clicar com o botão direito do mouse em cima da marca e selecionar a opção “rejeitar alteração”.
 
Para aceitar as alterações, basta selecionar “aceitar alteração”. Você poderá aceitá-las uma a uma (isso toma mais tempo) ou pode ler o texto inteiro, rejeitando as alterações com as quais não concorde, e aceitar as demais ao final da leitura. Para aceitar todas as alterações não rejeitadas, clique no botão “aceitar” da barra de revisão e selecione “aceitar todas as alterações no documento”.
 
Lembre-se de fazer esse procedimento não apenas no corpo do texto, mas também nas notas de rodapé.