É com “t” ou com “s”?

Os pronomes mais controversos da língua portuguesa são os seguintes:

  • Este/isto;
  • Esse/isso.

Os primeiros correspondem ao advérbio “aqui” (são pronomes demonstrativos de primeira pessoa). Os segundos, ao advérbio “aí” (são pronomes demonstrativos de segunda pessoa).

Os pronomes demonstrativos podem ser empregados para fazer referência ao espaço (“li um post neste blog”, “vi uma foto naquela revista”), ao tempo (“naquele tempo”, “quando esse dia chegar”) ou ao discurso.

Usos

Quando se faz referência aos elementos do discurso, há dois tipos de uso para os pronomes demonstrativos. Um uso é anafórico. O outro uso é catafórico.

Anáfora é o processo pelo qual um elemento gramatical retoma a referência de um termo anterior.

Catáfora é o uso de um termo ou locução para fazer referência a outro termo ou locução posterior.

Ou seja:

  • Na anáfora retoma-se um termo anterior ao se fazer uma referência a ele.
  • Na catáfora (um tipo especial de anáfora), faz-se referência a um termo posterior.

Um exemplo de anáfora: “Maria é uma moça tão bonita que assusta. Essa sua beleza tem um quê de mistério.”

No exemplo acima, o pronome “essa” retoma “a beleza de Maria” — assunto que estava implícito na primeira frase —, a fim de lhe fazer referência: “... tem um quê de mistério”.

Um exemplo de catáfora: “Os nomes próprios mais comuns da língua portuguesa são estes: João, Maria e José.”

Neste exemplo, o pronome “estes” faz referência aos nomes que foram citados logo em seguida.

Regras

Como regra, o pronome demonstrativo usado em catáforas é o “este/isto”.

Já em anáforas, tanto se pode usar “esse/isso” como “este/isto”. Essa ampla possibilidade é a grande responsável pelas controvérsias…

O “este” anafórico só se usa, a rigor, em oposição a “aquele”, isto é, quando se deseja retomar dois termos já utilizados.

Por exemplo: “João e José chegaram juntos. Este veio de carro e, aquele, andando. Joaquim chegou muito tempo depois. Esse, não se sabe como veio.”

Assim, havendo apenas um elemento a ser retomado, usa-se “esse”, uma vez que o quesito de proximidade (mais próximo do que o outro) só existe quando houver dois ou mais elementos a recuperar. Portanto, havendo dois termos a serem retomados, ao mais próximo se faz referência com o pronome “este” e, ao mais distante, com o pronome “aquele”.

Além disso, em alguns casos o segundo elemento (ao qual seria feita referência por meio do pronome “aquele”) pode estar implícito. Observe a última frase do tópico “usos” deste post que você está lendo. O exemplo de catáfora foi contraposto ao exemplo de anáfora. Por isso, referiu-se ao exemplo de catáfora como “este exemplo”.

Estilo

No entanto, em alguns casos o pronome “este/isto” pode ser adequado em razão da proximidade com que se quer manter o termo em referência. Trata-se de uma questão estilística.

Por exemplo: “Precisamos conversar sobre o seu atual comportamento. Estas suas atitudes são inaceitáveis.”

Se o exemplo empregasse o pronome “essas”, poderia passar a impressão de que o assunto estaria sendo deixado de lado, e não retomado — o que seria incompatível com a própria ideia da frase. Em todo caso, pode ser que o “estas” tenha sido usado porque as atitudes em questão serão apresentadas na sequência. Além disso, as “atitudes” a que se refere o emissor podem ser contrapostas a outras atitudes (“aquelas”, implícitas na frase), supostamente mais aceitáveis.

Mais um exemplo: “Os Direitos Humanos devem ser respeitados. Disto eu não abro mão!”

O emissor traz tão próximo de si o respeito aos direitos humanos que usa dois recursos para reforçar essa ideia: (i) uso de letra maiúscula e (ii) pronome demonstrativo de primeira pessoa em uso anafórico.

Como se vê, esses são casos bastante tênues, em que prevalece uma boa dose de subjetividade.

Observação importante: tudo o que foi dito aqui refere-se ao uso da norma padrão (aquela das gramáticas prescritivas). Ocorre que a língua é viva e nenhum falante é obrigado a seguir esses preceitos. Em todo caso, ao escrever um texto que exija o uso da norma padrão, as regras são essas.