Por que um artigo não é citado

A padronização de um texto científico é importante não apenas para facilitar a leitura da dissertação pelos membros da banca, mas, sobretudo, para que o seu trabalho possa ser corretamente indexado (pelos sistemas das bibliotecas, dos portais de periódicos ou dos bancos de teses) e, consequentemente, encontrado e citado pelos demais pesquisadores.

A questão é bastante complexa, é claro. Mas, de um modo bem simples, podemos analisar o exemplo do resumo. A maioria dos resumos escritos hoje em dia não segue os padrões mínimos da redação científica, o que realmente dificulta a sua indexação. Basta dizer que uma síntese da introdução – uma introdução “menorzinha” – não é um resumo científico.

Há uma série de normas para a elaboração de um resumo. Por mais bem escrito que o texto seja, em termos gramaticais, se não segue as normas de padronização o risco de não ser citado em outros trabalhos é grande, o que compromete a pesquisa – afinal, o que espera um pesquisador? Que o seu trabalho tenha repercussão, não é?