Guia do projeto de pesquisa

O projeto é parte do processo seletivo tradicional da pós-graduação no Brasil. Sua elaboração é uma etapa preliminar da pesquisa universitária. Cada instituição possui diretrizes e modelos particulares; o momento de apresentar o projeto e até a sua obrigatoriedade são variáveis.

Guia do projeto de pesquisaAqui você encontra subsídios para avançar na pós-graduação. Estas dicas são indicações gerais de metodologia científica e não suprem a consulta ao manual da faculdade.

O projeto se divide em introdução, referencial teórico, metodologia, recursos, cronograma e referências.

A introdução descreve o tema, formula o problema e aponta hipóteses para a sua solução, a ser explicada em termos objetivos, com sua respectiva justificativa.

O assunto a ser provado ou desenvolvido é o “tema” da sua pesquisa. Defina precisamente seus limites, evitando generalidades vagas.

A investigação científica inicia-se por curiosidade do investigador. Seu interesse o leva a formular questões práticas ou teóricas cujas delimitações técnicas (ou “problema”) determinarão os objetivos e a metodologia da pesquisa.

Suas hipóteses para resolver o problema orientarão a busca das informações capazes de explicar os dados obtidos. Por antecederem a confirmação dos fatos, serão testadas durante a análise do material coletado, podendo ser validadas, negadas ou modificadas.

Seu objetivo é compreender os resultados alcançados pelas ações a serem empregadas na abordagem do problema. Quais são, de forma clara e precisa, as ações que você desenvolverá para alcançar o seu objetivo?

Justifique-as. Por que devemos ter interesse e nos importar com a sua pesquisa? Qual será a sua contribuição para o debate científico? Trará algum desenvolvimento teórico ou prático? Quais são as possibilidades concretas de realizar a pesquisa? Responda e terá a sua justificativa.

É necessário comentar o referencial teórico, pois a ciência requer fundamentos. Faça um levantamento preliminar das fontes de informação (livros, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, etc.) que te ajudaram a definir o objeto da pesquisa e selecione as que podem ser utilizadas para submeter as hipóteses ao teste pretendido.

Indique a metodologia que conduzirá a investigação. Cada pesquisa é desenvolvida com técnicas e procedimentos adequados a métodos e sistemas específicos, com seus respetivos instrumentos de coleta, organização, tratamento e análise de dados.

Caso a pesquisa demande financiamento, descreva as despesas, sua natureza e valores estimados. Se possível, apresente cotações. O investimento necessário para executar a pesquisa pode ser agrupado em três tipos de recursos: gastos com pessoal; materiais e equipamentos; e custos diversos (por exemplo, deslocamento e hospedagem). A elaboração de uma planilha ajuda a organizar e viabilizar a pesquisa.

O cronograma descreve o tempo necessário para cada atividade planejada. Em uma tabela, distribua as etapas da pesquisa em relação ao seu tempo de duração. Alguns exemplos do que pode ser incluído: pesquisa bibliográfica; fichamento de obras de referência; coleta e tratamento de dados; organização e preparação de rascunhos; qualificação; redação e consolidação do relatório final; revisão e formatação do texto; impressão e entrega do trabalho.

Por fim, crie uma lista com todas as referências citadas no projeto. Alguns programas de pós-graduação exigem também a apresentação de uma lista com a bibliografia preliminar, isto é, as fontes que serão consultadas ao longo da pesquisa. É importante que as listas obedeçam às regras de formatação exigidas pela sua faculdade (ABNT, APA, ISO, Vancouver, etc.).

Em alguns casos, o projeto ainda pode trazer anexos (não elaborados pelo autor) e/ou apêndices (criados pelo autor) — elementos opcionais que complementam ou fundamentam a sua argumentação.

Caso você precise de mais dicas sobre a elaboração e a formatação do seu projeto de pesquisa, sinta-se à vontade para nos enviar um e-mail. Teremos o prazer de fazer um orçamento que atenda às suas necessidades.