O que é revisar um texto?

Todo texto passa por pelo menos duas etapas: a elaboração propriamente dita e a edição, cada uma delas podendo ser subdividida em várias fases.

Elaborar um texto envolve ter ideias, fazer rascunhos, escrever, reescrever, etc. A edição, por sua vez, pode compreender: leitura crítica, criação do projeto gráfico, copidesque, preparação, diagramação e revisão, entre outras fases do processo editorial.

Um texto bem escrito possui qualidades como clareza, coesão, coerência, concisão e, além disso, deve valer-se da linguagem adequada para que a mensagem alcance de forma eficaz o leitor.

Escrever exige conhecimento do assunto, criatividade e desenvoltura para apresentar argumentos. Revisar exige conhecimentos técnicos sobre a língua e sobre as peculiaridades de cada gênero textual.

O trabalho de edição exige profissionais capazes de avaliar as necessidades do seu texto e prepará-lo para comunicar com perfeição a sua ideia ao leitor. O revisor conhece profundamente a língua portuguesa, possui elevada capacidade de análise, atenção ao contexto e aos detalhes, boa formação cultural e intelectual e um amplo conhecimento geral – qualidades que o habilitam para interpretar e organizar o sentido de diversos tipos de texto.

Para saber como funciona a revisão de textos, clique aqui.

Orçamento

O valor e o prazo dos trabalhos dependem das particularidades do texto e das suas necessidades.

Envie o seu texto para nossa avaliação: teremos o prazer de fazer um orçamento que atenda às suas exigências.

Saiba mais sobre mim (aqui) e sobre o meu trabalho (aqui).