Revisão de textos
Todo texto passa por pelo menos duas etapas: a elaboração propriamente dita e a edição, cada uma delas podendo ser subdividida em várias fases.
Elaborar um texto envolve ter ideias, fazer rascunhos, escrever, reescrever, etc. A edição, por sua vez, pode compreender: leitura crítica, criação do projeto gráfico, copidesque, preparação, diagramação e revisão, entre outras fases do processo editorial.
Elaborar um texto envolve ter ideias, fazer rascunhos, escrever, reescrever, etc. A edição, por sua vez, pode compreender: leitura crítica, criação do projeto gráfico, copidesque, preparação, diagramação e revisão, entre outras fases do processo editorial.
Um texto bem escrito possui qualidades como clareza, coesão, coerência, concisão e, além disso, deve valer-se da linguagem adequada para que a mensagem alcance de forma eficaz o leitor.
Escrever exige conhecimento do assunto, criatividade e desenvoltura para apresentar argumentos. Revisar exige conhecimentos técnicos sobre a língua e sobre as peculiaridades de cada gênero textual.
O trabalho de edição exige profissionais capazes de avaliar as necessidades do seu texto e prepará-lo para comunicar com perfeição a sua ideia ao leitor. O revisor conhece profundamente a língua portuguesa, possui elevada capacidade de análise, atenção ao contexto e aos detalhes, boa formação cultural e intelectual e um amplo conhecimento geral – qualidades que o habilitam para interpretar e organizar o sentido de diversos tipos de texto.
O serviço que desenvolvemos na ReviseReveja ultrapassa a simples revisão. Entendemos que um bom trabalho deve ser completo e, por isso, todos os textos que revisamos passam pelas seguintes etapas:
Em um primeiro momento, conferimos se o texto satisfaz as convenções do gênero a que pertence. Harmonizamos o texto levando em conta as expectativas do autor e do seu leitor ideal. Nessa etapa, consideramos aspectos estilísticos e as necessidades de coerência e coesão. Com o consentimento do autor, alguns trechos podem ser reescritos.
Em seguida, são corrigidos problemas ortográficos e gramaticais, verificando-se a correção e a clareza da redação. Na maioria dos casos, adequamos o texto à norma-padrão da língua portuguesa, isto é, às regras aceitas como corretas pelas principais gramáticas prescritivas. Em alguns casos, o texto poderá ser adequado à norma culta da língua portuguesa, isto é, às regras que os falantes da língua portuguesa adotam na conversação do dia a dia, conforme a descrição feita nas principais gramáticas científicas da língua.
Por fim, padronizamos o documento conforme as regras exigidas para a sua publicação, o que varia conforme o tipo de texto:
- Em textos acadêmicos, observamos as regras exigidas em cada área (ABNT, APA, ISO, Vancouver) e as regras específicas de cada universidade ou revista científica;
- Na revisão de livros, as normas adotadas no mercado editorial;
- Na revisão de material comercial ou publicitário, o contexto em que será veiculado;
- Na revisão de documentos jurídicos, observamos a finalidade (contencioso, consultivo, contratos, etc.).
Além disso, caso você necessite, a revisão poderá incluir etapas adicionais (leitura crítica, orientação acadêmica, ghostwriting).
Também trabalhamos em parceria com tradutores, diagramadores, capistas e gráficas.
Orçamento
O valor e o prazo dos trabalhos dependem das particularidades do texto e das suas necessidades.
Envie o seu texto para nossa avaliação: teremos o prazer de fazer um orçamento que atenda às suas exigências.
Saiba mais sobre mim (aqui) e sobre o meu trabalho (aqui).
Saiba mais sobre mim (aqui) e sobre o meu trabalho (aqui).